quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

WGA desqualifica roteiros

O Writers Guild of America  (WGA), que é o sindicato dos roteiristas e uma das principais prévias para os indicados ao Oscar, anunciou 76 filmes que estão qualificados a receber seu prêmio anual. O destaque, porém, está na lista de produções consideradas inelegíveis.

Produções com potencial de múltiplas indicações ao Oscar, como O Discurso do Rei, ficaram de fora da pré-seleção do WGA.

Os critérios de elegibilidade do WGA são distintos do Sindicato dos Diretores (DGA) e dos Atores (SAG), exigindo que os roteiros tenham sido escritos por membros do WGA, além da obrigação de o texto seguir as normas do sindicato. O presidente da instituição, John Wells, não pretende afrouxar as regras. “Esperamos que elas ajudem aos não-filiados a se filiarem”, declarou no início do ano.

O WGA não indica animações em sua premiação; assim, Toy Story 3 e Como Treinar o Seu Dragão estavam automaticamente fora das indicações. Porém, outros filmes importantes ficaram de fora: Biutiful, Blue Valentine, O Escritor Fantasma, Another Year, Não Me Abandone Jamais, Made in Dagenham, Scott Pilgrim Contra o MundoInverno da Alma, Zona Verde, Amor e Outras Drogas, O Garoto de Liverpool e The Way Back

Em 2009, quatro trabalhos desqualificados pelo WGA foram indicados ao Oscar: Bastardos Inglórios, Educação, In the Loop e Up - Altas Aventuras. Em 2010, pelo menos três roteiros adaptados que não terão indicações ao WGA deverão ser indicados ao Oscar: O Discurso do Rei, Toy Story 3 e Inverno da Alma.

Os indicados ao prêmio do Sindicato dos Roteiristas devem ser anunciados na segunda-feira, dia 3 de janeiro. Nos últimos 16 anos, a premiação tanto do sindicato quanto da Academia coincidiram 11 vezes na categoria Roteiro Original.

Fonte: www.cineplayers.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário