segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

2000 - Réquiem para um Sonho (Requiem for a Dream)

Sinopse: O Retrato do vício em dois personagens principais, uma mãe e um filho. Harry (Jared Leto) vive com Marion Silver (Jennifer Connelly) e ambos perseguem o sonho de conseguirem ter dinheiro e viverem felizes para sempre, porém um fator atrapalha a vida dos dois, ambos são viciados em heroína, o que faz com que Harry penhore, constantemente, a televisão de sua mãe. Já Sara (Ellen Burstyn), mãe de Harry e viciada em assistir televisão, é convidada a participar de seu programa favorito, o “Tappy Tibbons Show”, o que faz com que ela tenha a vontade de usar o seu vestido predileto, porém ele já não te serve igual antigamente, fazendo com que ela procure um médico e comece um tratamento com pílulas de emagrecimento. O vício de todos os personagens os levam à uma vida de perdas e sofrimento.

Diretor: Darren Aronofsky
Roteiro: Hubert Selby Jr.
Gênero: Drama
Origem: Estados Unidos
Duração: 100 min.

Elenco:

Ellen Burstyn (Sara Goldfarb)
Jared Leto (Harry Goldfarb)
Jennifer Connelly (Marion Silver)
Marlon Wayans (Tyrone C. Love)
Christopher McDonald (Tappy Tibbons)
Keith David (Big Tim)
Louise Lasser (Ada)


Prêmios e Indicações:

Oscar: Indicado ao Oscar de Melhor Atriz (Ellen Burstyn)
Globo de Ouro: Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Atriz – Drama (Ellen Burstyn)

Comentário: O que se esperar de um filme de 100 minutos com mais de dois mil cortes? A resposta é “Uma Obra-prima”. O filme que retrata com tanta realidade as conseqüências das drogas nas vidas das pessoas se destaca pela forma como foi feito.

Aronofsy utiliza vários recursos que auxiliam na perfeição do filme, como a anáfora cinematográfica, onde ele repete cenas para que dê ênfase na interpretação do filme, além da opção de divisão da tela em alguns momentos dos cem minutos de duração do longa.

Sem deixar despercebidas, as atuações estão magníficas. Ellen Burstyn se destaca no meio de um elenco de peso, mostrando o que drogas para o emagrecimento podem fazer com as pessoas. Desde a perda da fome até a excitação da mente e do corpo, deixando a pessoa “elétrica” dia e noite. Leto, Connelly e Wayans, mostram os viciados em heroína, que fazem de tudo para poder conseguir dinheiro e comprar mais, até mesmo começar um plano de tráfico de drogas, porém o vício começa a deixar suas marcas e aquilo que um dia foi bom, agora já se tornou em algo infernal.

O filme, que foi adaptado do livro homônimo do roteirista do longa, Hubert Selby Jr.,  nos conduz, de forma extraordinária, nesse drama onde a droga toma conta da vida dos personagens, a um universo nem um pouco distante da realidade que até hoje nos assombra. O vício já destruiu pessoas, famílias e comunidades inteiras e, infelizmente, acontece até os dias atuais.

Uma obra-prima sobre o vício e suas conseqüências. Com uma direção estonteante e um roteiro magnífico é um dos melhores filmes da década de 2000.

Nota: 10

2 comentários:

  1. Primeiramente, parabéns pelo blog. Muito interessante e diversificado
    Resolvi comentar nesse post, pq sou fã incondicional de Requiem. Concordo com cada linha do seu texto. Atuações incriveis e sem dúvida um dos melhores filmes da década! Darren, de quebra, desponta como um dos grandes diretores da atualidade, fato que só veio a se comprovar com o recente Cisne Negro.
    um abração e quando puder, visite-nos em cinelupinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro, vlw pelo comentário...
    Sou viciado nesse filme, depois que vi Cisne Negro posso dizer que Aronofsky pode ser chamado de gênio...
    Teve 'Pi', 'Réquiem...' e 'Cisne Negro' que são brilhantes...

    ResponderExcluir