terça-feira, 7 de dezembro de 2010

14ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece em janeiro

Tiradentes é peculiar entre os principais roteiros turísticos do Brasil. Sua singularidade é resultado de uma combinação perfeita: conjunto arquitetônico bem preservado, culinária que reúne tradição e sofisticação, natureza exuberante cercada pela Serra São José e riqueza no artesanato. Somado a isso, na atmosfera da cidade paira muita cultura. Em edições anuais, no mês de janeiro, a cidade se transforma em palco da sétima arte com a realização da Mostra de Cinema de Tiradentes que chega à sua 14ª edição, de 21 a 29 de janeiro de 2011, inaugurando o calendário nacional de festivais e mostras de cinema no Brasil.

A programação cultural é abrangente e gratuita e acontece em três espaços da cidade: no Largo das Fôrras, praça principal da cidade que receberá o Cine-Praça, autêntico cinema instalado ao ar livre para atender uma plateia de até 1.500 pessoas; no Largo da Rodoviária, onde será instalado um Complexo de Tendas de 1.400 m2 que compreende o Cine-Tenda (com plateia para 700 lugares), a Tenda Bar Show e o Cine-Café; e no centro histórico, na rua Direita, a sede do evento e o Cine-Teatro serão estruturados no Centro Cultural Yves Alves. Além de homenagens e exibições de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mundiais, nos formatos longa e curta, o público poderá participar de oficinas, seminário, debates, exposições, lançamento de livros, mostrinha de cinema, cortejo, teatro de rua e shows musicais.
Esse conjunto de sons e imagens recentes que irá a público na última semana de janeiro é distribuído em segmentos específicos (a mostra competitiva Aurora - exclusiva para novos realizadores, diretores em seus primeiros filmes -, as seções Olhares e Vertentes). Os longas e curtas a serem exibidos constituem um painel diversificado da atual produção brasileira.  

A 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes reserva ainda espaço para a reflexão cinematográfica. Na série de debates Encontro com a crítica, o diretor e o público, cineastas, pensadores, críticos e a plateia têm a oportunidade de refletir e discutir o fazer cinematográfico no dia seguinte às exibições dos filmes. O júri da crítica e o júri jovem, resultado da oficina promovida durante a 4ª CineBH - Mostra de Cinema de Belo Horizonte, terão o desafio de estabelecer novos paradigmas para avaliar a produção dos diretores da Mostra Aurora. 

A Mostra de Cinema de Tiradentes integra o Cinema Sem Fronteiras  – programa internacional de audiovisual idealizado pela Universo Produção e que reúne as três principais mostras anuais, diferenciadas e complementares que promove em Minas Gerais. Além da Mostra Tiradentes, focada na produção contemporânea, a CineOP- Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 6ª edição, em junho de 2011, com a missão de exibir e debater o patrimônio audiovisual brasileiro, e a 5ª CineBH - Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte, de 18 a 24 de outubro de 2011, com o propósito de contextualizar e estabelecer um diálogo entre o cinema brasileiro independente e o mercado internacional.  

Acompanhe a 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes e o programa Cinema Sem Fronteiras 2010 : 

No Twitter: www.twitter.com/universoprod 
No Facebook: universoproducao
Na Web: http://www.mostratiradentes.com.br/ 
Informações: (31) 3282-2366

Fonte: www.cineplayers.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário