terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tropa de Elite 2 irá representar o Brasil no Oscar 2012

Foi anunciado hoje, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, quem o filme Tropa de Elite 2, do diretor José Padilha, irá representar o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro na 84ª edição do Oscar, prêmio máximo do cinema, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

O filme Tropa de Elite 1, também foi cotado para representar o Brasil no Oscar de 2008, entretanto perdeu essa vaga para o filme O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, embora Tropa de Elite tivesse recebido mais de 29 prêmios, incluindo o Urso de Ouro no Festival de Berlin. Já Tropa de Elite 2 recebeu 12 prêmios e ainda foi exibido no Festival de Berlin, entretanto fora da competição.

Tropa de Elite 2 concorria com outros 14 filmes, estavam na lista Bruna Surfistinha, As Mães de Chico Xavier, entre outros. A presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Ana Paula Dourado Santana, explicou o porquê da escolha de Tropa de Elite 2. “Foi analisada a qualidade de todos os filmes, mas Tropa de Elite 2 teve mais vantagens técnicas.” Segundo ela ainda, “A importância dessa indicação é para lançar o filme como um produto de expressão cultural. O Tropa de Elite 1 é excepcional, mas ele não funcionou lá fora. Vamos ver como a sequência será recebida.”

A lista completa com todos os indicados nas 24 categorias será divulgada em janeiro de 2012, e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 26 de fevereiro de 2012.

Um comentário:

  1. Dessa vez, acho que o Brasil leva. Se não levar, desisto definitivamente do Oscar.

    http://cinelupinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir