domingo, 3 de abril de 2011

Morre Farley Granger, ator de filmes de Hitchcock e Visconti

Farley Granger, mais lembrado pelos filmes de Alfred Hitchcock que estrelou, faleceu no começo dessa semana, na segunda-feira, de causas naturais, conforme o noticiado no Alt Film Guide. Prestes a completar 76 anos, o ator estreou nas telas em 1943.

Sua primeira aparição no cinema foi integrando o elenco do clássico e violento melodrama de guerra Estrela do Norte (1943), de Lewis Milestone, produzido em plena II Guerra e que causou enorme controvérsia na América ao ser considerado uma escandalosa propaganda soviética (nos anos 50, o filme seria reeditado e exibido na TV americana com outro título). Granger só viria a ser notado cinco anos depois, como um dos estudantes que eliminam um amigo só para saber a sensação que isso provoca, em Festim Diabólico (1948), de Alfred Hitchcock, com quem voltaria a trabalhar no também célebre Pacto Sinistro (1951).

Nesse meio-tempo, trabalhou com Nicholas Ray (Amarga Esperança, 1949). Anthony Mann (Pecado Sem Mácula, 1950) e na obra-prima Sedução da Carne (1954), de Luchino Visconti. Sua carreira, porém, não foi muito longe - muitos crítícos reclamavam de uma certa feminilidade sua em cena (em seu livro de memórias, publicado em 2007, o ator admitiu ser bissexual), e ao retornar da Itália após trabalhar com Visconti, sua carreira passou a ser restrita às séries de TV. Na primeira metade da década de setenta, já mais velho, voltou ao cinema numa sequência de filmes rodados na Europa (a maioria sem repercussão), o que serviu de pausa antes de retornar para TV americana, com raras participações no cinema - a última delas, na comédia romântica The Next Big Thing (2001).

Fonte: www.cineplayers.com

2 comentários:

  1. Desculpe a minha ignorância mas... era ele em 'A janela secreta" do Hitchcok? Se for, acho que me lembro dele (se não é um cara muito parecido rs)

    De qualquer maneira, é sempre triste quando um ator antigo morre. Dá uma trsiteza tão grande ver os filmes depois...

    TEH MAIS

    ResponderExcluir
  2. Que ignorância que nada, porém quem fez Janela Indiscreta foi James Stewart.

    Não sei se você já assistiu o filme Festim Diabólico, porque nele Granger atua junto com Stewart, se você assistiu, você pode estar confundindo por isso!!!

    ResponderExcluir