sábado, 16 de abril de 2011

Charles Chaplin - 122 anos de uma das mais memoráveis trajetórias cinematográficas do mundo.

É impossível falar de cinema e não se lembrar de um dos mais mágicos atores, diretores e roteiristas do mundo, Charles Chaplin.

Charles Chaplin nasceu no dia 16 de abriu de 1889, na Inglaterra e fez fama mundial com seus filmes que são considerados, até hoje, obras-prima do cinema mundial e que são indispensáveis para qualquer coleção cinematográfica.

Chaplin obteve maior destaque nos filmes mudos, com o eterno O Vagabundo ou Carlitos, levando o seu irreverente senso de humor crítico à sociedade. Charles não tinha medo de criticar a sociedade e fazia isso com muita destreza e sabedoria, como no filme Tempos Modernos, de 1939, onde ele faz uma dura crítica a Revolução Industrial e suas conseqüências na vida dos trabalhadores.
Tempos Modernos, 1939

Outro grande filme de Chaplin que trouxe uma crítica muito irreverente e brilhante é O Grande Ditador, de 1940, onde Chaplin interpreta a versão cômica de Hitler. Destaque para a memorável cena da dança com o globo mundial. Esse filme, devido à intensa mensagem que passava, fez com Chaplin fosse expulso dos Estados Unidos da América, entretanto ficou marcado como uma de suas melhores obras cinematográficas.
O Grande Ditador, 1940

Além de ator, Chaplin também era diretor, produtor, roteirista e até compositor. Sua mais bela canção e até hoje a mais conhecida chama-se “Smile”, que fez grande sucesso na voz do rei do pop Michael Jackson, além de ter sido gravada por inúmeros cantores renomados.
Tempos Modernos, filme onde toca a música Smile

Sua carreira é extensa, vai de 1895 à 1976 e sua filmografia conta com 81 obras-primas de uma mente extremamente criativa.

Chaplin morreu no dia 25 de dezembro 1977, com 88 anos, em consequência de um derrame cerebral.

“Light up your face with gladness,
Hide every trace of sadness.
Although a tear may be ever so near,
That’s the time you must keep on trying,
Smile, what’s the use of crying?
You’ll see that life is still worthwhile,
If you just smile.”

Smile – Charles Chaplin




5 comentários:

  1. Adoro os filmes gente!
    E sempre tem um significado, não fica só na graça...
    Tanto que até hoje os filmes são falados e comentados!
    Grande artista XD

    ResponderExcluir
  2. Já assisti a quase todos seus filmes, e esses dois estão entre os meus favoritos, colocaria também Luzes da Cidade, que tem um dos finais mais emocionantes... Chaplin conseguia fazer com um cinema tecnicamente limitado o que poucos conseguem hoje em dia, passar seus sentimentos e ao mesmo tempo duras crticas para/em suas obras..! Viva ao GÊNIO!!!

    ResponderExcluir
  3. "Tempos Modernos" ainda é discutido nos dias de hj. Especialmente em aulas de História, Sociologia... Uma obra-prima, sem dúvida. ;)

    ResponderExcluir
  4. Ah é, o google estava fazendo uma homenagem a ele
    Mas nunca vi nenhum de seus filmes, infelizmente
    Mas sou louca para assisti
    Beijos

    ResponderExcluir