segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Momento Grandes Atores - Jack Nicholson

Jack Nicholson

John Joseph Nocholson, mais conhecido como Jack Nicholson, é considerado um dos maiores atores da história do cinema, chegou a esse posto graças as suas interpretações realísticas, irônicas e às vezes profundas e obscuras.

Nascido em Nova Iorque, no dia 22 de abril de 1937, seu primeiro trabalho no cinema foi em 1958, interpretando um jovem delinqüente que entra em pânico após atirar em outros dois adolescentes, no filme “The Cry Baby Killer”. Entretanto, só em 1969 ele conseguiu o seu primeiro papel de destaque no filme “Easy Rider” (br.: Sem Destino), graças ao seu roteiro para o filme “The Trip”, que foi estrelado por Jane Fonda e Dennis Hopper. Pelo filme “Easy Rider”, Nicholson recebeu sua primeira indicação ao Oscar. No ano seguinte, ele recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator pelo filme “Five Easy Pieces” (br.: Cada Um Vive Como Quer).

Outros filmes de destaque em sua carreira foram “Chinatown” de Roman Polanski (1974), “One Flew Over the Cuckoo’s Nest” (br.: Um Estranho no Ninho) de Milos Forman (1975), filme pelo qual recebeu primeiro Oscar e “The Shinning” (br.: O Iluminado) de Stanley Kubrick. Em 1983, Nicholson recebeu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme “Terms of Endearment” (br.: Laços de Ternura).

Em 1989, Nicholson, interpretou o personagem The Joker (Coringa) no filme Batman de Tim Burton, e até hoje é considera uma das melhores interpretações de Nicholson pelo mundo todo.

Quatro anos mais tarde, Nicholson recebeu sua 10ª indicação a um prêmio da Academia, pelo filme “A Few Good Men” (br.: Questão de Honra) de Rob Reiner (1992). Em 1997, Jack recebeu seu segundo Oscar de Melhor Ator, pelo filme “As Good As It Gets” (br.: Melhor é Impossível) de James L. Brooks, ao interpretar um romântico neurótico, contracenando com, a também vencedora de um Oscar pelo mesmo filme, Helen Hunt.

Em 2003, Jack Nicholson contracenou com Adam Sandler na comédia “Anger Management” (br.: Tratamento de Choque) de Peter Segal. Três anos mais tarde, participou do aclamado e vencedor do Oscar de Melhor Filme, “The Departed” (br.: Os Infiltrados) de Martin Scorsese.

Em “The Bucket List” (br.: Antes de Partir) de Rob Reiner (2007), Nicholson contracenou com Morgan Freeman, os dois interpretaram idosos com doenças terminais que resolvem fugir da instituição de tratamento e aproveitar a vida que lhes resta.

Atualmente Jack Nicholson está trabalhando no filme “How Do You Do” (sem tradução para o português) o qual tem estréia prevista para 21/01/2011.

Pelo seu compromisso com seus trabalhos e suas magníficas interpretações resultou em três prêmios da Academia e sete prêmios Globo de Ouro, confirmando seu destaque mundial na história do cinema.

Filmografia disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jack_Nicholson#Filmografia

Um comentário:

  1. Trauma! Trauma! Veio, agora, na minha cabeça, a voz do locutor do SBT falando: "...com Jack Nicholson. Hoje, na Tela de Sucessos."

    ResponderExcluir