domingo, 14 de novembro de 2010

Momento Grandes Diretores - Ingmar Bergman

Ingmar Bergman

Nascido em 1918, esse diretor sueco fez sua história no cinema com filmes que retratam assuntos como a solidão, a mortalidade e a fé.

Ersnt Ingmar Bergman (Uppsala, 14 de julho de 1918 – Fårö, 30 de julho de 2007) estudou na Universidade de Estocolmo, onde se interessou por teatro e, posteriormente, por cinema. Seu primeiro trabalho foi a peça teatral “Morte de Kasper” de 1941, e em 1945 realizou seu primeiro filme chamado “Kris”.

Depois de “Kris”, Bergman dirigiu outros 16 filmes até ser reconhecido com o filme “Sorrisos de uma Noite de Verão” de 1955, que venceu o prêmio do júri do Festival de Cannes. O filme foi primeiramente escrito para teatro, e depois foi passado para o cinema, porém manteve o estilo teatral o que fez com que o filme se destacasse.

Após “Sorrisos de...” Bergman dirigiu os dois filmes que seriam se tornariam os mais famosos de sua carreira “O Sétimo Selo” e “Morangos Silvestres”. O primeiro conta a história de um cavaleiro medieval que após voltar das cruzadas, encontra sua comunidade arrasada pela peste negra. Desacreditado de sua fé, ele começa um jogo de xadrez contra morte, valendo como prêmio sua vida, caso a morte ganhe, ou as repostas de todos os segredos do mundo, caso ganhe. Já o segundo, conta a história de um professor aposentado, que muito machista, dá carona para sua nora, que reclama do marido que seguiu os passos do pai. Porém durante a viagem eles conhecem um trio de jovens que começam a mudar os pensamentos dos dois. Durante a viagem o professor começa a relembrar dos principais acontecimentos de sua vida, tanto as boas lembranças quanto as más.

Durante toda sua vida no cinema, Bergman dirigiu clássicos que muitas vezes tinham um fundo moral parecido, porém todos com um jeito diferente de contar às histórias que fizeram com que seus filmes se tornassem grandes obras primas, filmes como “A Fonte da Donzela” de 1960, “Persona – Quando Duas Mulheres Pecam” de 1966 e “Gritos e Sussurros” de 1972.

Tanto os seus trabalhos no teatro quanto no cinema, fizeram desse diretor e dramaturgo sueco um dos maiores diretores do mundo.

2 comentários:

  1. Em algum momento da minha vida, ouvi falar de Ingmar Bergman. Legal saber que ele é um homem!

    ResponderExcluir
  2. É que JP existe uma Ingrid Bergman, essa é mulher, mas ela é atriz e não diretora!!!

    ResponderExcluir