sábado, 20 de novembro de 2010

2007 – Piaf – Um Hino ao Amor (La Môme)


Sinopse: Cinebiografia de Edith Piaf, uma das maiores cantoras do mundo que marcou gerações com sua voz imponente. Édith Giovanna Gassion, nascida no bairro de Belleville, em Paris, sofreu muito durante a infância. Ela foi abandonada pela mãe, morou no bordel que pertencia à sua avó, depois viveu com o pai alcoólatra, o qual abandonou aos 15 com a intenção de cantar, mesmo que fosse nas ruas. Quando foi descoberta por um dono de boate, Édith Gassion foi apelidada de Edith Piaf (passarinho, em francês) e começou a cantar em alguns cabarés. Depois de algum tempo conquistou a fama por toda a Europa e, consequentemente, por todo o mundo.


Diretor: Olivier Dahan
Roteiro: Olivier Dahan
Gênero: Biografia/Drama/Musical
Origem: França/Reino Unido/Republica Tcheca
Duração: 140 minutos


Elenco:

Marion Cotillard (Edith Piaf)
Sylvie Testud (Mômone)
Clotilde Courau (Annetta Gassion)
Jean-Raul Rouve (Louis Gassion)
Pascal Greggory (Louis Barrier)
Marc Barbé (Raymond Asso)
Caroline Sihol (Marlene Dietrich)
Emmanuelle Seigner (Titine)
Catherine Allégret (Avó)
Gérard Depardieu (Louis Leplée)
Jean-Pierre Martins (Marcel Cerdan)




Prêmios e Indicações:

Oscar: O filme ganhou duas estatuetas pelas categorias Melhor Maquiagem e Melhor Atriz (Marion Cotillard), além de ser indicado na categoria de Melhor Figurino
Globo de Ouro: O filme ganhou o prêmio de Melhor Atriz – Comédia/Musical (Marion Cotillard), a única categoria em que foi indicado.


Comentário: Repleto de boas atuações, principalmente da atriz Marion Cotillard, e ótimas músicas, Piaf – Um Hino ao Amor é uma obra-prima para os amantes do bom cinema e da boa música francesa.
Marion Cotillard apresenta uma Edith Piaf perfeita, seus movimentos, seu jeito de falar e suas expressões, tudo se traduz na pequena, porém de voz notável, Piaf.
O filme merece ser assistido várias e várias vezes e com ele se emocionar mais vezes ainda. É simplesmente inesquecível.

Nota: 10 

2 comentários:

  1. Essa não é a do Cassé, né?

    Enfim, ouvi uma música dessa tal de Piaf quando estava no primeiro semestre da faculdade, muito tempo atrás.

    Pela capa do filme (foco na boca), ela estava pronta para um baguete — ou coisa parecida.

    ResponderExcluir
  2. Não JP, essa não é a do Cassé!!! Bom, pelo menos você se lembra como escreve Cassé, será que lemra o que significa Cassé???

    ResponderExcluir