terça-feira, 29 de março de 2011

2010 - Não Me Abandone Jamais (Never Let Me Go)

Sinopse: Kathy (Carey Mulligan), Ruth (Keira Knightley) e Tommy (Andrew Garfield) são amigos desde a infância e cresceram num ambiente que consideravam idílico. Quando entram na idade adulta, têm de lidar com o amor que os envolve, os desafios do futuro e o que há de obscuro em seu passado.

Diretor: Mark Romanek
Roteiro: Alex Garland (roteiro), Kazuo Ichiguro (romance)
Gênero: Drama
Origem: Escócia/Inglaterra
Duração: 103 minutos

Elenco:

Carey Mulligan (Kathy)
Keira Knightley (Ruth)
Andrew Garfield (Tommy)
Charlotte Rampling (Senhorita Emily)
Sally Hawkins (Senhorita Lucy)
Izzi Meikle-Small (Jovem Kathy)
Ella Purnell (Jovem Ruth)
Hannah Sharp (Amanda)
Kate Bowes Renna (Senhorita Geraldine)
Charlie Rowe (Jovem Tommy)
Oliver Parsons (Arthur)
Cristina Carrafiell (Laurs)
Luke Bryant (David)


Comentário:

"Será que somos todos muito diferentes e que uns são mais dignos que os outros? Lindo filme, simplesmente lindo."

Como uma espécie de ficção científica romântica ambientada em um passado futurista, Não Me Abandone Jamais envolve o telespectador em um triângulo amoroso com os personagens principais, emocionando-o a cada descoberta do filme.

Ambientado na Inglaterra no ano de 1952, o filme conta a história de duas amigas e um menino que é excluído pelo internato onde eles vivem. Kathy, doce e gentil, começa a se apaixonar por Tommy, atrapalhado e excluído, enquanto Ruth, inteligente e sagaz, caçoa do pobre coitado. Por um motivo de orgulho, Ruth, sabendo da paixão da pequena Kathy por Tommy, acaba por se envolver com o garoto.

Durante uma aula no internato Hailsham, os garotos descobrem o porquê o colégio apresenta-se muito rigoroso, contando histórias cruéis de crianças que fugiram do colégio e o porquê existem tantas regras e tantos cuidados. Por intermédio da professora Lucy, é revelado aos alunos que o único motivo pelo qual eles foram concebidos, é porque eles serão doadores de órgãos de seus clones. Com a nova descoberta, começam novas perguntas e procuras. Será que é válida a vida sabendo-se que se tem tão pouco tempo? Quanto tempo viveremos? Há outras possibilidades além da doação de órgãos? São os clones, pessoas desalmadas? São os clones, indignos de viver uma vida feliz?

Romanek abre um leque de duvidas que são impossíveis de responder, somente com o passar do tempo é que se percebe o quanto é importante a valorização do caráter dos personagens. Eles são submetidos ao um olhar critico do telespectador, que por sua vez, deve concordar ou discordar da escolha de clonar pessoas com o intuito de doar seus órgãos.

O romance, escrito por Ichiguro e roteirizado por Garland, traz a tona uma questão social, religiosa e científica, um mito que é difícil de resolver, porém é mostrado de forma teatral, quase shakespeariana, com diálogos bem desenvolvidos e nem um pouco cansativos, muito pelo contrário, a cada palavra uma nova descoberta, a cada descoberta um novo sentimento e a cada sentimento uma nova excitação.

A fotografia mais cinza, mais pesada, ajuda a dar um ar mais duvidoso ao filme, intensificando, assim, as perguntas apresentadas aos personagens e aos telespectadores, porém é essa mesma fotografia que eleva o nível dramático do filme, pois ela atua como um meio de absorver as expectativas dos personagens, elevando suas preocupações sobre a vida que lhes restam.

As atuações, principalmente a atuação de Mulligan, elevaram o nível o filme ao nível máximo de beleza. Mulligan ajuda a criar um ar apreensivo ao filme, pois ela é a única que consegue transpor a verdadeira preocupação de não poder viver uma vida feliz, sabendo que a qualquer momento pode receber uma chamada para que doe seus órgãos. Knightley consegue entregar uma bela atuação, porém é ofuscada pela brilhante atuação de Garfield, que se mostra superior ao seu mais recente trabalho A Rede Social. Entretanto, Knightley e Garfield não são capazes de superar a magnífica e ingênua atuação de Mulligan.

Um tanto quanto fictício e eu tanto quanto real, o filme surpreende com intensa beleza e ingenuidade que é impossível passar despercebido. Simplesmente lindo.

Nota: 9.0

Um comentário:

  1. Quero assistir desde que vi o trailer. A história parece ser muito interessante xD

    TEH MAIS

    ResponderExcluir