terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ian McKellen entra para o elenco de “O Hobbit”

O filme que começa ser rodado em fevereiro de 2011, ganhou um reforço conhecido pelo diretor Peter Jackson, Ian McKellen foi confirmado para participar do filme.

McKellen afirmou em entrevista sua presença e detalhes sobre a produção do filme. “Os dois filmes de “O Hobbit” começam a ser filmados em fevereiro de 2011. O processo deve levar um ano, a primeira parte do roteiro está cheia de novos e velhos amigos, novamente em uma aventura na Terra Média”, diz Ian.

O filme será filmado em 3D e com sistema RED, de última geração.

Escolhidos os apresentadores da cerimônia do Oscar 2011

Anne Hathaway
James Franco e Anne Hathaway foram convidados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para serem os apresentadores principais do Oscar 2011.

James Franco
Franco e Hathaway são dois profissionais com trabalhos cotados para serem indicados ao Oscar. James Franco está em “127 Horas”, filme com o qual pode ser indicado ao Oscar de Melhor Ator e Hathaway está em “Amor e Outras Drogas”, com menos chances de ser indicada, mas está sendo bem recebida pela crítica.

A cerimônia, que está em sua 83ª edição, tem data marcada para o dia 27 de fevereiro de 2011.


Aos 87 anos, morre o diretor Irvin Kershner

Segundo Adriana Santini, neta do diretor, Irvin Kershner morreu aos 87 anos em Los Angeles. Irvin morreu em casa após ter passado um tempo doente.

Mais conhecido por ter dirigido o segundo filme da saga “Star Wars”, este intitulado “O Império Contra-Ataca”, Kershner também dirigiu outros filmes com sucesso como “007 – Nunca Mais Outra Vez” de 1983 e “Robocop II” de 1990.

Kershner ainda trabalhou com fotografia e música antes de se tornar diretor de cinema.

Morre, aos 95 anos, o cineasta italiano Mario Monicelli

Segundo a agência italiana Ansa, no dia 29, o cineasta de 95 anos se jogou da janela do San Giovanni de Roma, hospital em que se tratava de um tumor.

Mario Monicelli nasceu em 1915 e começou sua carreira em 1934, quando dirigiu o curta-metragem “Cuore Rivelatore”. Em 1954, Monicelli começou a realizar um trabalho individual e em 1958, realizou o filme “Os Eternos Desconhecidos”. Com esse filme, ele estreou o chamado commedia all’italiana.

Em 1959, com o filme “La Grande Guerra”, o cineasta ganhou o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza e foi indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro, feito alcançado novamente quatro anos depois, com o filme “Os Companheiros”.

Monicelli ainda dirigiu grandes sucessos como “O Incrível Exército de Brancaleone”, “Quinteto Irreverente” e “Meus Caros Amigos”.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Morre o ator Leslie Nielsen

Aos 84 anos, o ator mais conhecido por seus papéis em “Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu!” e “Corra Que a Polícia Vem Aí”, Leslie Nielsen morreu no hospital onde estava internado, na Flórida.

A informação dada pela rádio canadense CJOB, disse que Nielsen morreu ao lado de familiares e amigos. Seu sobrinho acrescentou dizendo que ele morreu dormindo.

Ícone da comédia, Leslie Nielsen deixou uma extensa filmografia com grandes clássicos do humor.

sábado, 27 de novembro de 2010

Top 10: Filmes com Nicole Kidman

Começarei um novo tipo de postagem que são os tops 10, podem ser de um gênero de filme, de um ator, de uma atriz, de um diretor ou mesmo de um país. Como primeiro top eu escolhi a atriz da atualidade que eu mais gosto Nicole Kidman.
  
  1. As Horas (2002)
  2. Moulin Rouge – Amor em Vermelho (2001)
  3. Dogville (2003)
  4. Os Outros (2001)
  5. Cold Mountain (2003)
  6. A Intérprete (2005)
  7. Nine (2009)
  8. Austrália (2008)
  9. Da Magia à Sedução (1999)
  10. A Bússola de Ouro (2007)

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

“Premonição 5” será em 3D

Entrando na onda do momento, o quinto filme da série de adolescentes que tem premonições das mortes de seus amigos será em 3D.

A história continua a mesma, o grupo de amigos tenta escapar, incansavelmente, da morte prevista, geralmente, pela personagem principal.

Com roteiro de Eric Heissere e direção de Steven Qual, o filme tem estreia prevista para o dia 19 de agosto de 2011.

Lançado o primeiro pôster do filme "Water for Elephants"

Foi lançado o primeiro pôster do filme, adaptação do livro homônimo de Sara Gruen, “Água para Elefante”. O livro teve tradução literal do inglês “Water for Elephantes”, porém não há título oficial para o longa-metragem.

O filme ainda não tem data de estreia prevista.


Estreias da Semana (26/11)

Você Vai Encontrar o Homem dos Seus Sonhos
(You Will Meet a Tall Dark Stranger)

Sinopse: Alfie é um homem de 70 anos que envolve-se com uma ex-prostituta muito mais nova do que ele, após divorciar-se de Helea, com quem foi casado por 40 anos. Sally, filha co casal recém-divorciado, é casada com Roy. Roy é frustrado pelo fracasso da publicação do segundo livro, após o sucesso do primeiro. O medo da fama passageira tornou a convivência difícil e atrapalhou o sonho de Sally em ser mãe.








Demônio
(Devil)

Sinopse: Cinco pessoas ficam presas em um elevador. Logo perceberão que uma delas é o diabo.













Os Outros Caras
 (The Other Guys)

Sinopse: Terry Hoitz e Allen Gamble são dois policiais que querem se tornar os melhores tiras de Nova Iorque, porém nada acontece como eles planejaram.











Centurião
(Centurion)

Sinopse: Quintus Dias, único sobrevivente de um ataque dos Picts - um grupos de tribos da Antiguidade que viviam onde hoje é o norte da Escócia - à força romana, marcha com a lendária Nona Legião Hispânica com a missão de exterminar os Picts da face da Terra e destruir o líder da tribo, Golacon.










Vida Sobre Rodas
(Vida Sobre Rodas)

Sinopse: O filme conta a história do skate brasileiro nesses últimos 20 anos, um período marcado pela transição da marginalidade para a chamada fase "pop", quando o skate nacional conquista seu espaço na grande mídia e com ele o respeito da sociedade como um todo.











A Falta que Você me Faz
(A Falta que Você me Faz) 

Sinopse: Um grupo de adolescentes do interior de Minas enfrenta as angústias da passagem para a vida adulta.

Trailer: indisponível












Um Quarto em Roma
(Habitación en Roma)

Sinopse: Começo do verão. Um quarto de hotel no coração de Roma. Duas jovens estão juntas em uma viagem física, íntima e passional que marcará profundamente seus corpos e alma. Aos poucos elas se deixam levar, uma dentro do terreno desconhecido da outra, até afinal se encontrarem cruzadas frente a um amor completamente novo. A estória se desenvolve no período de doze horas, pela madrugada e começo da manhã, antes que ambas partam: Alba para a Espanha, Natasha para a Rússia.

Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=W0i6wUxt3Hc

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

1985 - Chorus Line - Em Busca da Fama (A Chorus Line)


Sinopse: Zack, (Michael Douglas) um diretor de musicais da Broadway prepara um novo espetáculo, e para isso ele realiza uma série de audições para escolher os atores, cantores e bailarinos que farão parte do elenco. Enérgico e exigente, o diretor quer dos candidatos prova absoluta de seu talento e interesse pela arte, exigindo ao máximo dos candidatos, fazendo com que isso valorize ainda mais seu espetáculo. Mas tudo começa a tomar um rumo diferente quando a vida pessoal de cada um dos participantes da seleção vem à tona, inclusive a do próprio diretor quando uma ex-namorada sua é selecionada, agora ele enfrentará um dilema: paixão ou profissão?

Diretor: Richard Attenborough
Roteiro: Arnold Schulman (roteiro), Michael Bennett (musical), Nicholas Dante (musical), James Kirkwood Jr. (musical)
Gênero: Comédia/Drama/Musical
Origem: Estados Unidos da América
Duração: 113 minutos

Elenco:

Yamil Borges (Diana Morales)
Jan Gan Boyd (Connie Wong)
Sharon Brown (Kim)
Gregg Burge (Richie Walters)
Michael Douglas (Zach)
Cameron English (Paul San Marco)
Tony Fields (Al DeLuca)
Nicole Fosse (Kristine Evelyn Erlich-DeLuca)
Vicki Frederick (Sheila Bryant)
Michelle Johnston (Beatrice Ann 'Bebe' Benson)
Janet Jones (Judy Monroe)
Pam Klinger (Maggie Winslow)
Audrey Landers (Val Clarke)
Terrence Mann (Larry)
Charles McGowan (Mike Cass)
Alyson Reed (Cassie)
Justin Ross (Greg Gardner)
Blane Savage (Don)
Matt West (Bobby Mills III)
Pat McNamara (Robbie)


Prêmios e Indicações:

Oscar: Recebeu três indicações nas categorias Melhor Música Original (“Surprise, Surprise”), Melhor Edição e Melhor Mixagem de Som.
Globo de Ouro: Recebeu duas indicações pelas categorias Melhor Filme – Comédia ou Musical e Melhor Diretor.

Comentário: Como não falar do melhor e mais premiado musical da Broadway que teve sua versão para o cinema na década de 80. Chorus Line – Em Busca da Fama é um dos mais brilhantes musicais em termo de roteiro. A história inteira passa em um palco de teatro, onde o diretor do espetáculo tem que escolher quatro rapazes e quatro garotas para o coro de dança do show. Com muita dança, músicas boas e um roteiro excelente, Chorus Line – Em Busca da Fama pode ser considerado um dos melhores musicais da década de 80 e um grande marco para o cinema mundial.

Nota: 9,0

sábado, 20 de novembro de 2010

Dicas de Filmes

Drama: O Leitor (2008). Dir. Stephen Daldry

Comédia: Monty Python e o Sentido da Vida (1983). Dir. Terry Jones, Terry Gilliam

Musical: Hair (1979). Dir. Milos Forman

Clássico: 12 Homens e uma Sentença (1957). Dir. Sidney Lumet

Nacional: Ilha das Flores (1989). Dir. Jorge Furtado

Suspense: Psicose (1960). Dir. Alfred Hitchcock

20 de Novembro - Dia Nacional do Biomédico

Gente, eu sei que esse post não tem nada a ver com o intuito do blog, mas como estudante de Biomedicina, não poderia deixar de postar uma homenagem aos biomédicos...


PARABÉNS A TODOS BIOMÉDICOS E FUTUROS BIOMÉDICOS!!!

2007 – Piaf – Um Hino ao Amor (La Môme)


Sinopse: Cinebiografia de Edith Piaf, uma das maiores cantoras do mundo que marcou gerações com sua voz imponente. Édith Giovanna Gassion, nascida no bairro de Belleville, em Paris, sofreu muito durante a infância. Ela foi abandonada pela mãe, morou no bordel que pertencia à sua avó, depois viveu com o pai alcoólatra, o qual abandonou aos 15 com a intenção de cantar, mesmo que fosse nas ruas. Quando foi descoberta por um dono de boate, Édith Gassion foi apelidada de Edith Piaf (passarinho, em francês) e começou a cantar em alguns cabarés. Depois de algum tempo conquistou a fama por toda a Europa e, consequentemente, por todo o mundo.


Diretor: Olivier Dahan
Roteiro: Olivier Dahan
Gênero: Biografia/Drama/Musical
Origem: França/Reino Unido/Republica Tcheca
Duração: 140 minutos


Elenco:

Marion Cotillard (Edith Piaf)
Sylvie Testud (Mômone)
Clotilde Courau (Annetta Gassion)
Jean-Raul Rouve (Louis Gassion)
Pascal Greggory (Louis Barrier)
Marc Barbé (Raymond Asso)
Caroline Sihol (Marlene Dietrich)
Emmanuelle Seigner (Titine)
Catherine Allégret (Avó)
Gérard Depardieu (Louis Leplée)
Jean-Pierre Martins (Marcel Cerdan)




Prêmios e Indicações:

Oscar: O filme ganhou duas estatuetas pelas categorias Melhor Maquiagem e Melhor Atriz (Marion Cotillard), além de ser indicado na categoria de Melhor Figurino
Globo de Ouro: O filme ganhou o prêmio de Melhor Atriz – Comédia/Musical (Marion Cotillard), a única categoria em que foi indicado.


Comentário: Repleto de boas atuações, principalmente da atriz Marion Cotillard, e ótimas músicas, Piaf – Um Hino ao Amor é uma obra-prima para os amantes do bom cinema e da boa música francesa.
Marion Cotillard apresenta uma Edith Piaf perfeita, seus movimentos, seu jeito de falar e suas expressões, tudo se traduz na pequena, porém de voz notável, Piaf.
O filme merece ser assistido várias e várias vezes e com ele se emocionar mais vezes ainda. É simplesmente inesquecível.

Nota: 10 

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 bate recorde de arrecadação da saga

A primeira parte do último filme da saga do bruxo mais famoso do mundo arrecadou, apenas na pré-estreia, US$ 24 milhões, isso na América do Norte.

O filme bateu o recorde de arrecadação superando os US$ 22,2 milhões do filme anterior, tornando-se o filme da saga que mais rendeu durante uma pré-estreia. Além disso, Relíquias da Morte pode bater outro recorde, o de maior arrecadação durante o fim de semana de estreia, podendo chegar a uma arrecadação de mais de US$ 129 milhões, superando, assim, o quarto filme da saga (Harry Potter e o Cálice de Fogo) que arrecadou US$ 102,7 milhões durante o final de semana de estreia do filme.

O filme, que é a adaptação do último livro da série, foi dividido em duas partes, e a última parte tem estréia prevista para julho de 2011.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Terceiro filme da franquia “Atividade Paranormal” já tem data de estreia

Segundo o site Collider, a Paramount Pictures teria estabelecido a data de estreia do filme “Atividade Paranormal 3” para o dia 21 de outubro de 2011.

A franquia, que já arrecadou US$ 350 milhões (aproximadamente R$ 600 milhões), ficou mundialmente conhecida pelo baixo orçamento e pela baixa qualidade técnica do vídeo.

15 documentários de longa-metragem foram pré-selecionados para o Oscar 2011

Ontem, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou sua lista de 15 longas-metragens do gênero de documentário que concorrem a cinco indicações para o Oscar 2011. “Inside Job”, “Restrepo” e “Waiting for Superman” são os favoritos.

A lista dos 15 longas de documentário segue abaixo:

Client 9: The Rise and Fall of Eliot Spitzer, de Alex Gibney
Enemies of the People, de Rob Lemkin e Thet Sambath
Exit through the Gift Shop, de Banksy
Gasland, de Josh Fox
Genius Within: The Inner Life of Glenn Gould, de Michele Hozer e Peter Raymont
Inside Job, de Charles Ferguson
The Lottery, de Madeleine Sackler
Precious Life, de Shlomi Eldar
Quest for Honor, de Mary Ann Smothers Bruni
Restrepo, de Tim Hetherington e Sebastian Junger
This Way of Life, de Thomas Burstyn
The Tillman Story, de Amir Bar-Lev
Waiting for Superman, de Davis Guggenheim
Waste Land, de Lucy Walker (co-produção entre Brasil e Inglaterra)
William Kunstler: Disturbing the Universe, de Emily Kunstler e Sarah Kunstler

Lembrando que os filmes indicados serão anunciados dia 25 de janeiro de 2011 e a premiação está prevista para o dia 27 de fevereiro de 2011.

Novo recorde do cinema nacional

O filme “Tropa de Elite 2”, que há seis semanas está em primeiro lugar nas bilheterias brasileiras, fez com que o cinema nacional batesse o recorde de maior quantidade de ingressos vendidos. Até segunda, o filme já tinha vendido 9,6 mi de ingressos, fazendo com que a soma total de ingressos vendidos, no cinema nacional, fosse de 22 milhões e 300 mil, superando, assim, os 22 milhões vendidos em 2003. Outro filme que também contribuiu para a soma foi “Muita Calma Nessa Hora” que, até segunda, já tinha vendido 216 mil ingressos.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

2009 - Bastardos Inglórios (Inglorious Basterds)


Sinopse: Durante ocupação alemã na França, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt), escala um grupo de sete judeus americanos com o intuito de matar todos os nazistas e, principalmente, os líderes do Terceiro Reich. Conhecidos como "Os Bastardos", juntam-se à atriz alemã e agente secreta Bridget von Hammersmark (Diane Kruger) para realizar a missão. Em outro lugar da França, Shosanna Dreyfus (Mélanie Laurent), que após ver sua família ser executada pelo coronel nazista Hans Landa (Cristoph Waltz), muda-se para Paris e assume a identidade de uma dona de um cinema, onde planeja sua vingança.


Diretor: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Gênero: Drama/Guerra
Origem: Alemanha/Estados Unidos da América
Duração: 153 minutos


Elenco:


Brad Pitt (Tenente Aldo Raine)
Mélanie Laurent (Shosanna Dreyfus)
Christoph Waltz (Coronel Hans Landa)
Eli Roth (Sargento Donny Donowitz)
Michael Fassbender (Tenente Archie Hicox)
Diane Kruger (Bridget von Hammersmark)
Daniel Brühl (Soldado Fredrick Zoller)
Til Schweiger (Sargento Hugo Stiglitz)
August Diehl (Major Dieter Hellstrom)
Mike Myers (General Ed Fenech)
Julie Dreyfus (Francesca Mondino)
Léa Seydoux (Charlotte LaPadite)
Samuel L. Jackson (Narrador - voz)


Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=v4ug2PGniMM


Prêmios e Indicações:


Oscar: O filme recebeu sete indicações (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Ator Coadjuvante – Christoph Waltz) sendo vencedor pelo último.
Globo de Ouro: O filme recebeu quatro indicações (Melhor Roteiro, Melhor Filme de Drama, Melhor Diretor e Melhor Ator Coadjuvante - Chritoph Watlz) sendo vencedor pelo último.
Festival de Cannes: O filme recebeu duas indicações (Palma de Ouro por Melhor Filme e Melhor Ator – Christoph Waltz) sendo vencedor pelo último.


Comentário: Com aquele jeito Quentin Tarantino de ser, Bastardos Inglórios pode ser considerado um dos melhores filmes da década.
O filme, que conta uma versão utópica sobre a segunda guerra mundial, é repleto de ótimas atuações, apresenta uma das melhores direções de Tarantino e tem um roteiro inesquecível.
O filme teve sete indicações ao Oscar, porém levou apenas uma estatueta. Entretanto, seu brilhantismo não precisa ser medido através de prêmios.

Minha nota: 10

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Carey Mulligan interpretará papel que já foi de Mia Farrow


Mia Farrow/Carey Mulligan

 A atriz Carey Mulligan, que ficou mundialmente conhecida por ser indicada ao Oscar pelo seu papel no filme “Educação” (2009), foi escalada, por Baz Luhrmann, para interpretar a personagem Daisy Buchanan na refilmagem do filme “O Grande Gatsby” originalmente de 1974.

No elenco também se encontram os atores Leonardo DiCaprio e Tobey Maguire.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Momento Grandes Atrizes - Bette Davis

Bette Davis

Bette Davis não era sinônimo da mais bela atriz de Hollywood, porém os seus olhos eram tão marcantes que até música eles viraram.

Nascida Ruth Elizabeth Davis, porém mais conhecida como Bette Davis, (Lowell, Massachussets, 5 de abril de 1908 – 6 de outubro de 1989) foi uma das atrizes mais influente da história do cinema. Foi também a primeira atriz a receber 10 indicações ao Oscar, recebendo dois prêmios, um por “Dangerous” (br.: Perigosa) de 1935 e outro por “Jezebel” (br.: idem) de 1938. Davis também foi a primeira mulher a presidir a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Bette disse que sua inspiração para se tornar atriz foi a peça do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, “The Wild Duck”, peça a qual Davis viu no ano de 1926. Ela, então tentou entrar para Eva LeGralliene’s Manhattan Civic Repertory, porém foi recusada pela própria Eva LeGralliene, por considerá-la uma “garota frívola”. No entanto, foi aceita na John Murray Anderson School of Theatre, local onde, também, estudou dança com Martha Graham.

Depois de terminar os estudos, Bette conseguiu um papel na peça “Broadway”, porém foi demitida pouco tempo depois. Então, após algum tempo, ela conseguiu realizar o seu maior sonho, interpretar o papel da atriz que lhe ajudou a concretizar a idéia de ser atriz, Peg Entwistle, numa nova produção de “The Wild Duck”. E em 1929, Davis fez sua estréia na Broadway com a peça “Broken Dishes”, e, então, um caçador de talentos do estúdio Universal Pictures, gostou de sua atuação e então a convidou para um teste em Hollywood.

Em 1931, Bette Davis fez sua primeira aparição no cinema, foi um pequeno papel no filme “The Bad Sister” (br.: A Irmã Má), filme que é lembrado por ser o primeiro a ter aparições de dois mitos do cinema mundial, Bette Davis e Humphrey Bogart. A Universal renovou, então, o contrato de Davis e lhe deu um papel no bem recebido “Waterloo Bridge” (br.: A Ponte de Waterloo) de 1931. Emprestada para outras produtoras, Davis apareceu em “Way Back Home” de 1931, e “The Menace” e “Hell’s House” (br.: A Casa Infernal), ambos de 1932. Após alguns meses sem nenhum filme de sucesso, o estúdio Universal resolveu não renovar o seu contrato.

Quando estava decidida a voltar aos teatros, ela recebeu um telefonema de seu antigo professor de interpretação, George Arliss, que convenceu os executivos da Warner Bros. e a contratou para o filme “The Man Who Played God” (br.: O Homem Deus) de 1932. Depois disso, Davis creditou Arliss como a pessoa que lhe deu uma segunda chance em Hollywood.

Como não conseguia papéis memoráveis em filmes de seu atual estúdio, ela então decidiu pedir para que fosse emprestada para o rival PKO Pictures, onde apareceu no aclamado “Of Human Bondage” (br.: Escravos do Desejo) de 1934. Com o filme, Davis recebeu ótimas críticas. A revista Life escreveu que a Mildred Rogers de Bette Davis talvez fosse “a melhor interpretação de uma atriz americana registrada em filme”. Porém, seu trabalho não foi indicado ao Oscar e, então, iniciou-se uma campanha para que Bette Davis fosse nomeada. Entretanto, quem levou o Oscar de Melhor Atriz foi Claudette Coulbert, por “Aconteceu Naquela Noite”.

Em 1935, o estúdio lhe deu o papel que lhe renderia o seu primeiro Oscar pelo filme “Dangerous” (br.: Perigosa), e foi a partir desse filme que Bette Davis começou a se tornar a lenda como é conhecida hoje.

Após cinco anos, em 1938, Davis interpretou um de seus principais e mais lembrados personagens, Julie Marsden em “Jezebel” (br.: idem). Papel pelo qual recebeu seu segundo Oscar de Melhor Atriz.

O filme “Jezebel” representou seu melhor momento na carreira. Ela entrou para as dez atrizes mais bem pagas de Hollywood e foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz por cinco anos consecutivos.

Nos anos 40, Davis estrelou grandes filmes como “All This and The Heaven Too” (br.: Tudo Isso e o Céu Também), The Letter (br.: A Carta) filme que lhe rendeu outra indicação ao Oscar, “The Lottle Foxes” (br.: Pérfida), outro filme que lhe rendeu mais uma indicação ao Oscar. Bette Davis também foi escolhida presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, porém resolveu renunciar ao cargo pouco tempo depois, já que suas idéias não eram aceitas pelos integrantes da Academia.

Em 1950, Bette estrelou o filme “All About Eve” (br.: A Malvada), outro filme de grande sucesso que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, mas não ganhou. Entretanto, ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes. Em 1952, ela estrelou “The Star” (br.: A Estrela), filme que também lhe rendeu uma indicação ao Oscar.

Em 1961, Bette Davis estrelou o filme de Frank Capra, “A Pocketful of Miracles” (br.: Dama por um Dia). Um ano depois, ela estrelou o filme de terror “What Ever Happened With Baby Jane?” (br.: O Que Terá Acontecido a Baby Jane?), filme que lhe rendeu sua última indicação a um Oscar. Em 1964, Davis fez o filme “Hush... Hush, Sweet Charlotte” (br.: Com a Maldade na Alma), filme que fez considerável sucesso. Ainda na década de 60, Davis estrelou outros cinco filmes, porém sem muito sucesso.

Na década de 70, Davis apareceu em algumas peças teatrais e alguns filmes, um deles para televisão, foi uma década sem grandes sucessos. Porém em 1977, Davis se tornou a primeira mulher a receber o prêmio American Film Institute pelo conjunto de sua obra. Após o prêmio ela participou do filme para televisão “Strangers: The Story of a Mother and Daugther” (br.: Difícil Reencontro), de 1979, filme que lhe rendeu um prêmio Emmy.

Na década de 80, foi indicada a mais dois Emmy’s e em 1981 ficou conhecida pelo público jovem da época, depois que Kim Carnes gravou a música “Bette Davis Eyes”. Em 1983, Davis foi diagnosticada com câncer de mama e, após uma mastectomia, ficou paralisada do lado direito do rosto e do braço e, então começou a fazer fisioterapia. Depois de reabilitada, Davis ainda participou de alguns filmes.

Numa viagem para a Espanha, em 1989, onde seria homenageada, Bette Davis, começou a passar mal. Muito debilitada para voltar aos E.U.A., Davis foi à França, onde se internou no hospital americano Neuilly-sur-Seine. Bette Davis morreu no dia 6 de outubro e em sua sepultura está escrito: “She did it the hard way” (“Ela fez isso do modo mais dificil”).

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

15 animações foram pré-selecionadas para o Oscar 2011

Foram divulgadas nessa segunda-feira, 15, as 15 animações que concorrerão a três vagas para o Oscar 2011. "Toy Story 3" e "Como Treinar o Seu Dragão" são os longas favoritos às indicações.

A lista dos 15 longas de animação pré-selecionados segue abaixo:

Alpha and Omega, de Anthony Bell e Ben Gluck
Como Cães e Gatos: a Vingança de Kitty Galore, de Brad Peyton
Meu Malvado Favorito, de Pierre Coffin e Chris Renaud
The Dreams of Jinsha
Como Treinar o Seu Dragão
, de Dean DeBlois e Chris Sanders
Idiots and Angels, de Bill Plympton
O Mágico, de Sylvain Chomet
A Lenda dos Guardiões, de Zack Snyder
Megamente, de Tom McGrath
My Dog Tulip, de Paul Fierlinger e Sandra Fierlinger
Shrek Para Sempre, de Mike Mitchell
Summer Wars (Samâ wôzu), de Mamoru Hosoda
Enrolados, de Nathan Greno e Byron Howard
Tinker Bell e o Resgate da Fada, de Bradley Raymond
Toy Story 3, de Lee Unkrich

Os filmes selecionados serão anunciados dia 25 de janeiro de 2011, no teatro Samuel Goldwyn e a premiação está prevista para o dia 27 de fevereiro de 2011, direto do Kodak Theatre, nos EUA.

Momento Grandes Atores - Jack Nicholson

Jack Nicholson

John Joseph Nocholson, mais conhecido como Jack Nicholson, é considerado um dos maiores atores da história do cinema, chegou a esse posto graças as suas interpretações realísticas, irônicas e às vezes profundas e obscuras.

Nascido em Nova Iorque, no dia 22 de abril de 1937, seu primeiro trabalho no cinema foi em 1958, interpretando um jovem delinqüente que entra em pânico após atirar em outros dois adolescentes, no filme “The Cry Baby Killer”. Entretanto, só em 1969 ele conseguiu o seu primeiro papel de destaque no filme “Easy Rider” (br.: Sem Destino), graças ao seu roteiro para o filme “The Trip”, que foi estrelado por Jane Fonda e Dennis Hopper. Pelo filme “Easy Rider”, Nicholson recebeu sua primeira indicação ao Oscar. No ano seguinte, ele recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Ator pelo filme “Five Easy Pieces” (br.: Cada Um Vive Como Quer).

Outros filmes de destaque em sua carreira foram “Chinatown” de Roman Polanski (1974), “One Flew Over the Cuckoo’s Nest” (br.: Um Estranho no Ninho) de Milos Forman (1975), filme pelo qual recebeu primeiro Oscar e “The Shinning” (br.: O Iluminado) de Stanley Kubrick. Em 1983, Nicholson recebeu um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme “Terms of Endearment” (br.: Laços de Ternura).

Em 1989, Nicholson, interpretou o personagem The Joker (Coringa) no filme Batman de Tim Burton, e até hoje é considera uma das melhores interpretações de Nicholson pelo mundo todo.

Quatro anos mais tarde, Nicholson recebeu sua 10ª indicação a um prêmio da Academia, pelo filme “A Few Good Men” (br.: Questão de Honra) de Rob Reiner (1992). Em 1997, Jack recebeu seu segundo Oscar de Melhor Ator, pelo filme “As Good As It Gets” (br.: Melhor é Impossível) de James L. Brooks, ao interpretar um romântico neurótico, contracenando com, a também vencedora de um Oscar pelo mesmo filme, Helen Hunt.

Em 2003, Jack Nicholson contracenou com Adam Sandler na comédia “Anger Management” (br.: Tratamento de Choque) de Peter Segal. Três anos mais tarde, participou do aclamado e vencedor do Oscar de Melhor Filme, “The Departed” (br.: Os Infiltrados) de Martin Scorsese.

Em “The Bucket List” (br.: Antes de Partir) de Rob Reiner (2007), Nicholson contracenou com Morgan Freeman, os dois interpretaram idosos com doenças terminais que resolvem fugir da instituição de tratamento e aproveitar a vida que lhes resta.

Atualmente Jack Nicholson está trabalhando no filme “How Do You Do” (sem tradução para o português) o qual tem estréia prevista para 21/01/2011.

Pelo seu compromisso com seus trabalhos e suas magníficas interpretações resultou em três prêmios da Academia e sete prêmios Globo de Ouro, confirmando seu destaque mundial na história do cinema.

Filmografia disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jack_Nicholson#Filmografia

Coppola recebe o Oscar Honorário

Por sua participação na indústria cinematográfica e seu estilo visionário, Francis Ford Coppola (imagem ao lado) recebeu neste sábado (13/11/2010) o prêmio Irving G. Thalberg, o maior prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas por conjunto da obra.

Coppola, que obteve o seu auge no cinema nos anos 1970 com filmes como “O Poderoso Chefão” de 1972, “O Poderoso Chefão: Parte II” de 1974 e “Apocalipse Now” de 1979, é considerado por muitos como uma inspiração para o cinema.

Além de Coppola, outros três ícones da história do cinema foram premiados com prêmios honorários na noite do Governors Awards. Foram eles: o diretor Jean-Luc Godard, o ator Eli Wallach e o historiador de cinema Kevin Brownlow.

Divulgado o primeiro pôster de Piratas do Caribe 4

Com direção de Rob Marshall e elenco composto de Johnny Depp e Penélope Cruz, foi lançado o primeiro pôster do quarto Piratas do Caribe (Pirates of The Caribbean: On Stranger Tides). O filme tem estreia marcada pro dia 20 de maio de 2011. Veja abaixo a imagem:


Dicas de Filmes

Bom, como amanhã ainda não teremos que ir trabalhar ou estudar, resolvi dar umas dicas de filmes para assistir nessa segunda-feira de feriado.

Musical: Dançando no Escuro (2000). Dir. Lars Von Trier


Policial: Bonnie & Clyde - Uma Rajada de Balas (1967). Dir. Arthur Penn


Suspense: O Iluminado (1980). Dir. Stanley Kubrick


Drama: Crepúsculo dos Deuses (1950). Dir. Billy Wilder


Nacional: Bicho de Sete Cabeças (2001). Dir. Laís Bodanzky

domingo, 14 de novembro de 2010

Momento Grandes Diretores - Ingmar Bergman

Ingmar Bergman

Nascido em 1918, esse diretor sueco fez sua história no cinema com filmes que retratam assuntos como a solidão, a mortalidade e a fé.

Ersnt Ingmar Bergman (Uppsala, 14 de julho de 1918 – Fårö, 30 de julho de 2007) estudou na Universidade de Estocolmo, onde se interessou por teatro e, posteriormente, por cinema. Seu primeiro trabalho foi a peça teatral “Morte de Kasper” de 1941, e em 1945 realizou seu primeiro filme chamado “Kris”.

Depois de “Kris”, Bergman dirigiu outros 16 filmes até ser reconhecido com o filme “Sorrisos de uma Noite de Verão” de 1955, que venceu o prêmio do júri do Festival de Cannes. O filme foi primeiramente escrito para teatro, e depois foi passado para o cinema, porém manteve o estilo teatral o que fez com que o filme se destacasse.

Após “Sorrisos de...” Bergman dirigiu os dois filmes que seriam se tornariam os mais famosos de sua carreira “O Sétimo Selo” e “Morangos Silvestres”. O primeiro conta a história de um cavaleiro medieval que após voltar das cruzadas, encontra sua comunidade arrasada pela peste negra. Desacreditado de sua fé, ele começa um jogo de xadrez contra morte, valendo como prêmio sua vida, caso a morte ganhe, ou as repostas de todos os segredos do mundo, caso ganhe. Já o segundo, conta a história de um professor aposentado, que muito machista, dá carona para sua nora, que reclama do marido que seguiu os passos do pai. Porém durante a viagem eles conhecem um trio de jovens que começam a mudar os pensamentos dos dois. Durante a viagem o professor começa a relembrar dos principais acontecimentos de sua vida, tanto as boas lembranças quanto as más.

Durante toda sua vida no cinema, Bergman dirigiu clássicos que muitas vezes tinham um fundo moral parecido, porém todos com um jeito diferente de contar às histórias que fizeram com que seus filmes se tornassem grandes obras primas, filmes como “A Fonte da Donzela” de 1960, “Persona – Quando Duas Mulheres Pecam” de 1966 e “Gritos e Sussurros” de 1972.

Tanto os seus trabalhos no teatro quanto no cinema, fizeram desse diretor e dramaturgo sueco um dos maiores diretores do mundo.